Febre : Como Lidar?

Quem nunca teve que lidar com a angústia de um filho com febre? Aqui vai algumas orientações do que fazer nesse momento de crise.
25 de Janeiro de 2019

Pasted Graphic.jpg

O que é febre?

Febre é o aumento da temperatura corporal acima do normal, seja por excesso de roupa, desidratação ou infecção. 

A partir de quanto é considerado febre ?

Depende. A temperatura corporal varia de acordo com o local da medição. Usualmente medimos na axila, consideramos febre quando a temperatura axilar é maior que 37,2ºC . 

Como medir a temperatura  e qual termômetro usar ?

Apesar da modernidade e de termômetros digitais super rápidos, ainda existe muita variação e baixa sensibilidade nos de testa e ouvido. 

O mais preciso ainda é o termômetro axilar e o mais confiável ainda é o de mercúrio.

De mercúrio??!!! Me disseram que é tóxico!!!! Só se ele quebrar e você ou a criança tiver contato com a substância. Mas o termômetro digital axilar já serve se você medir corretamente. 

Para realizar a medição: primeiro limpe/seque a axila, coloque o termômetro abaixo dela e segure o braço próximo ao tórax por 4 minutos. 

E quando devo medir ?

Gente, não precisa medir a cada 5 minutos ou de meia em meia hora! Você deve medir a temperatura se achar a criança abatida, notar tremores ou calafrios, ou sentir quente ao toque . 

CURIOSIDADE : Você sabia que 2 estudos científicos comprovaram que a mãe é capaz de identificar a febre pela palpação, principalmente quando está próximo de 38ºC! Então quando a mãe diz que tá com febre, acreditem! 

Meu filho(a) está com febre. O que faço??

Calma, não precisa sair correndo para o pronto socorro! Primeiro vocês vão observar alguns sinais que chamamos de sinais de alerta. 

- febre > 39,4ºC com tremores e calafrios

- Abatimento acentuado

- Sonolência excessiva, gemência, choro inconsolável, irritabilidade, que não melhoram com o uso de antitérmico 

- Febre com duração maior que 3 dias 

- Recém nascido SEMPRE devem ser avaliados 

- Menores de 3 meses com febre maior de 38ºC

Se o seu filho apresenta esses sintomas você deve procurar por cuidados médicos seja com seu pediatra ou em serviço de urgência. 

 

Caso seu filho esteja bem, mantendo alimentação, ativo, brincando, significa que esta em bom estado geral e dá para esperar e tomar condutas em domicílio. 

- Apesar de considerar febre maior que 37,2ºC, só é orientado medicar acima de 37,8ºC. Se esse for o seu caso, você pode usar o antitérmico recomendado pelo seu pediatra, na dose que ele orientou. 

- Banhos e compressas também sao bem vindos . Porém, nada de banho gelado ou com álcool !!!!! A temperatura é morna para ambiente ( mas se você mora no Alaska é morna mesmo, tá?)

- Deixe a criança com roupas leves e em ambientes ventilados

- Se você medicou, não adianta medir a temperatura meia hora depois, tem que esperar entre 1 - 2 horas para que a medicação faça efeito.

- Hidratar, hidratar e hidratar. A febre consome água corporal, então é muito importante repor líquidos. 

- Manter uma boa alimentação. Tá eu sei que criança doente não come bem… para tentar driblar a falta de apetite, tente mudar um pouco a forma de oferecer o alimento, faça sopas, alimentos mais pastosos (não significa batidos!) e dê preferência ao que a criança gosta. (Isso não significa doces e besteiras!) 

E por fim , sempre que houver dúvidas consulte seu pediatra!!!! Afinal toda criança precisa de um pediatra para chamar de seu!!!!